Como Material principal, do jornal a Voz do Pedagogo, traz o tema procedimentos de ensino, hoje me dia é cada vez mais comum, o insucesso na prática docente e essa falta de sucesso começa no planejamento escorre pelo desenvolvimento e fracassa na avaliação. Para não cometemos o mesmo erro, vamos tratar um pouco do assunto.
Segundo Turra (1982, p.36) os procedimentos de ensino são “(...) ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com a coisa, fato ou fenômeno que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos”.
Os procedimentos de ensino define o resultado do trabalho do professor dar a resposta se o mesmo terá eficácia no seus objetivos ou não. Destacamos que nem todos os indivíduos chegam a aprendizagem utilizando o mesmos método segundo Taba (1978), Não existe procedimentos fixo, único, que seja ótimo para qualquer aluno.
O procedimento de ensino mais eficaz é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma compreensiva e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir aulas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por aulas que despertem o interesse nos alunos que o faça pensar e raciocinar.
O procedimento de ensino deve, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, , experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando etc.
Ao escolher o procedimento de ensino o professor deverá considerar:
● Objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem;
● A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se;
● As características dos alunos (faixa etária, interesse, expectativas, aspectos sociais, considerando todo contexto que o mesmo vive..
● Desenvolver técnicas coletivamente e individualmente.
O trabalho em grupo é um procedimento que traz grandes resultados é a oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. "Por meio dessa prática, o aluno se relaciona de modo diferente com o saber. O aluno se desenvolve cognitivamente e afetivamente, Marcozzi (1996) nos ensina a trabalhar em grupo através de 3 etapas,
Planejamento: è a etapa que os alunos determinam os objetivos, ações e recursos.
Ação do grupo: etapa de execução,
E Avaliação: o meio de obter os resultados da técnica aplicada.
O trabalho em grupo cria uma interdependência positiva com o compartilhamento de tarefa e colaboração., para isso, precisa planejar.É muito importante estabelecer metas, e ensinar o aluno a lidar com prazos.
O as técnicas desenvolvidas em dupla ou em grupo impulsiona o aluno a examinar atentamente os próprios atos, considerando erros e acertos.
Cada finalidade exige um procedimento específico, como sua mediação, de tal forma que possa ser efetivamente alcançada. Não é qualquer procedimento que servira para qualquer finalidade. Os procedimentos necessitam estar alinhados com os fins.
È fácil perceber na nossa atuação como docentes procedimentos de ensino que são selecionados sem critérios definidos , sem objetivos e metas,sem que se reflita claramente sobre o sentido e o significado de cada um deles. São escolhidos sem que se reflita sobre a articulação dos procedimentos com as propostas pedagógicas. Por isso vemos com tanta frequência o fracasso nas escolas.O diagnostico , a definição dos obejetivos a formação, execução e adequação do planejamento, mediara o grau de resultados eficaz que você terá.
É necessário você professor apostar em inovações para mudar a rotina de sua escola, buscar meios alternativos para o planejamento de suas aulas. Os problemas vividos dentro e fora da escola serviram como ponto de partida para a adequação do ensino diário na assimilação de conceitos básicos sócio-culturais.
É muito mais estimulante trabalhar com projetos inovadores. Planejar aulas tendo como meta um objetivo maior do que os rotineiros alimenta a vontade de ensinar e estimula o planejamento de novos projetos. Aulas bem planejadas procedimentos eficaz levam ao engajamento da escola e da comunidade e fazem a diferença no aprendizado de qualquer estudante.